top of page

50 anos, a segunda primavera – as mulheres e a menopausa

O corpo feminino é único e tem um ritmo hormonal diário, mensal e sazonal. Os primeiros problemas começam a surgir quando esses ritmos naturais são silenciados, ignorados, negligenciados ou desconectados. A chegada dos 50 pode ser uma fase maravilhosa de transformação para a mulher, e o envelhecimento trazer consigo mudanças necessárias que nos fazem evoluir.



Menopausa: o que a define

Menopausa significa literalmente "paragem da menstruação". A palavra é construída a partir do grego meno (mensal) e pausis (parar). As mulheres só se apercebem da ocorrência da verdadeira menopausa até à passagem de um ano desde a data da última menstruação – a data real só pode ser decidida retrospectivamente.


E como pode saber se está na menopausa?

A checklist da chegada da menopausa

Quando passou um ano inteiro desde a sua última menstruação, ocorrendo, em média, em torno dos 51 anos. Mas todas as mulheres têm um cronograma próprio, daí a importância de registar os seus ciclos menstruais. Algumas mulheres param de menstruar aos 40 anos, enquanto outras continuam ainda nos seus 50 anos.

Alguns dos primeiros sintomas que podem começar a acontecer:
  1. Ondas de calor

  2. Suores noturnos

  3. Insónia e despertares noturnos

  4. Alterações do humor / irritabilidade

  5. Problemas de memória ou concentração

  6. Secura vaginal ou atrofia vaginal

  7. Comichão (prurido) vaginal e sensação de queimadura

  8. Cansaço

  9. Tristeza e sintomas de depressão

  10. Alterações no cabelo (queda, cabelo mais seco e fino, cor)

  11. Dores de cabeça

  12. Palpitações cardíacas

  13. Desinteresse sexual

  14. Alterações urinárias (urgência ou incontinência urinária)

  15. Ganho de peso

  16. Relação sexual dolorosa (dispareunia)

E só agora começamos... mas não tem que ser assim.

Não deixem que os vossos ovários mandem na vossa vida

Os 50 são os “novos 50”. Uma nova fase para recomeçar e perceber como traz consigo toda uma sabedoria que a torna uma mulher mais inteligente, consciente dela própria e do que quer para a vida.


Os sintomas da menopausa surpreendem, atrapalham e, francamente, podem ser muito incomodativos. A menopausa faz parte da inevitável transição natural de uma mulher, por isso esteja preparada!


A modulação hormonal pode ser uma dádiva para a maioria das mulheres, mas há várias soluções simples que pode começar a adotar já hoje. A menopausa é, afinal, um processo natural, não um evento médico ou doença que requeira medicação. Na realidade, algumas mulheres produzem todas as hormonas que necessitam e passam assintomaticamente por todo o processo.

Os três grandes sintomas e as suas soluções

A menopausa é diferente para cada mulher e existem muitas razões pelas quais não seja tema para uma conversa aberta. Tanto os sintomas da menopausa podem ser “embaraçosos” para serem discutidos (sim, ainda há muitas mulheres que não falam sobre isto, mesmo entre outras mulheres!) ou, pior ainda, porque a fazem pensar que está a envelhecer. Deixe a negação e vamos às soluções.


Comentarios


bottom of page