Nada é mais frustrante para muitas pessoas do que alguns quilos que se acumularam durante o confinamento. Mas há vários fatores a considerar para além da alimentação.
Uma série de variáveis, independentes da alimentação, pode afetar a perda de peso, a nossa performance e a saúde em geral. O ambiente que nos rodeia, disruptores endócrinos, deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais, estado emocional, trabalho e desequilíbrios do sono, são apenas alguns. E, é claro, ainda temos a genética para lidar. Será que tem de ser assim tão complicado?
A boa notícia é que podemos controlar esses fatores, pelo menos na maior parte. Para realmente entendermos o que precisamos de corrigir, primeiro temos de saber o que está realmente a acontecer para além da "superfície".
Responder às perguntas certas
O nosso metabolismo é simplesmente a maneira como o nosso corpo obtém energia dos alimentos e a utiliza. Parece simples, mas afeta tudo: desde a fertilidade ao humor, os níveis de energia, a disposição da gordura corporal, e a facilidade de ganharmos ou perdermos peso.
Qual é o estado do nosso metabolismo? Há vários perfis hormonais que nos ajudam, como o estudo da resistência insulínica, os perfis das hormonas sexuais ou a medição dos níveis de DHEA (o precursor da hormona que determina a nossa resiliência e resposta ao stress) e de cortisol (a "hormona do stress"). O stress pode ser o começo de muitos dos problemas de saúde.
Então e aqueles suplementos sexy que nos fazem perder peso?
Se uma pessoa realmente demonstrar em testes de laboratório que PRECISA de determinados nutrientes, aí sim, suplementamos. Mas se a pessoa não precisar de todos esses diferentes nutrientes para perda de peso, empilhados em muitos desses produtos de emagrecimento, a ingestão provavelmente produzirá apenas urina realmente cara e sem perda de peso. Ups...
As dietas e o verão
Seguir uma dieta saudável não significa que precisem de ficar sem férias quando se trata do verão! Existem muitos planos alimentares, como uma dieta low-carb, anti-inflamatória, sem glúten, sem laticínios, e como a dieta da eliminação. Mas não deixem que isso vos engane, eles podem ser absolutamente deliciosos!
Vamos a umas dicas:
Comments