Já todos ouvimos falar dos benefícios da meditação, mas na prática ninguém quer sentar-se sozinho numa sala para fazer isso. Até aprendermos como ela pode mudar a nossa vida.
Com o stress constante do trabalho e da rotina em geral, geralmente sentimo-nos derrotados, sobrecarregados e mentalmente exaustos. Embora muitos de nós sintam que não há horas suficientes no dia para concluir as tarefas diárias, a pesquisa mostra que precisamos fazer uma "pausa no cérebro" e reservar um tempo para ficarmos mais presentes. E tudo pode começar com um gesto simples: meditar.
A meditação é um medicamento poderoso, pois vários são os estudos que demonstram os benefícios para a nossa saúde e bem-estar.
#O que é "meditação"?
Sentados na posição vertical, olhos fechados, palmas das mãos apoiadas no colo, pés apoiados no chão. A ideia é aprender a concentrares-te no presente, prestar atenção às sensações corporais, pensamentos, emoções e principalmente à respiração.
Parece fácil, mas não é. A nossa mente divaga o tempo todo, revendo o passado ou planeando o futuro. A meditação é um lugar onde podemos descansar e acalmar as nossas mentes.
Existem várias subcategorias sob o amplo guarda-chuva da "meditação", mas os dois tipos mais frequentemente estudados são a meditação transcendental e a meditação da atenção plena (conhecida como “mindfulness”). A principal diferença entre os dois é que, com a meditação transcendental (TM), a pessoa concentra-se num mantra que repete na cabeça, enquanto que na meditação mindfulness, normalmente concentra-se na respiração ou em outras sensações físicas.
Independentemente de qual a forma de meditação que escolheres o importante é que comeces e pratiques, todos os dias. O objetivo é desenvolver maior consciência dos pensamentos, sentimentos e sensações e aprender a observá-las sem reagir inconscientemente.
コメント