Nos dias de hoje, desequilíbrios na flora intestinal e o crescimento excessivo de agentes patogénicos é um problema comum, mas muitas vezes são ignorados. É fundamental reequilibrar o delicado ecossistema do nosso intestino, o centro da nossa saúde.
Começou um novo Ano, mas ainda pairam na saúde de muitos os danos das asneiras e excessos alimentares que foram cometidos durante as Festas de Natal e Ano Novo. Se abusou nos doces durante as férias e agora percebe sintomas como problemas digestivos, distensão abdominal, dores inespecíficas, nevoeiro cerebral, fadiga, compulsão e desejos de açúcar, problemas de pele, alterações de humor e muito mais – podemos ter um culpado. A Candida.
Claro que esses sintomas podem ter várias causas, mas, em casos específicos, um crescimento excessivo de Candida pode ser uma das causas.
O crescimento excessivo de fungos, muitas vezes referido como Candida, é um dos problemas mais comuns identificados em consulta, principalmente entre pessoas que sofrem de doenças auto-imunes e desequilíbrios da tiróide, e especialmente após as férias, quando muitas pessoas consomem mais doces e vinho, os dois grandes culpados para o crescimento excessivo de Candida.
O que é a Candida?
A Candida é um fungo, que é uma forma de levedura, que em quantidades pequenas vive na nossa boca e no intestino. As suas funções é ajudar na digestão e absorção de nutrientes, tal como outras bactérias intestinais comensais, mas quando tem um hipercrescimento, cria fragilidades na parede do intestino e penetra na corrente sanguínea, libertando subprodutos tóxicos para o nosso corpo. Este é um dos mecanismos que pode levar a muitos problemas de saúde diferentes, desde problemas digestivos até à depressão.
Ainda há poucas pesquisas suficientes sobre este tópico mas o conhecimento e experiência coletiva de muitos médicos que trabalham nesta área há décadas tem nos ajudado a aprender como diagnosticar e tratar adequadamente este problema.
Sabemos sim que o crescimento excessivo de fungos pode ser desencadeado por vários fatores como: uma dieta rica em açúcar, saturada em más gorduras e pobre em fibras, imunidade baixa, consumo excessivo de medicamentos como os antibióticos, pílulas anticoncecionais, esteróides como prednisona mas também o stress psicológico.
Comentarios