Em consulta, uma das perguntas mais comuns que as mulheres me fazem é: “estou a alimentar-me bem e a fazer exercício físico, por que razão não consigo emagrecer?”.
Estás a fazer as mesmas coisas e a ter os mesmos cuidados alimentares de outros momentos em que tentaste perder peso mas não estás a atingir resultados? Isso deve-se a alterações hormonais que acontecem e que dependendo da fase de vida mulher têm grande impacto na forma como o corpo responde. Flutuações hormonais por algum desequilíbrio no teu corpo (problemas de tiróide, oscilações de peso, etc), a chegada da menopausa ou da perimenopausa, são apenas algumas das possibilidades.
São várias as hormonas que regulam o peso, mas neste artigo vou falar-vos de três: a insulina, o estrogénio e a leptina. Vou partilhar como podemos equilibrá-los de forma natural para recuperares o peso ideal e te sentires bem.
#INSULINA: a hormona dos açúcares
A insulina é a hormona produzida no pâncreas, responsável pelo transporte de glicose para o interior das células. Quando surgem desequilíbrios nos níveis de insulina falamos de uma condição chamada resistência insulínica. A resistência à insulina implica que as células não conseguem absorver a glicose extra que o corpo gera a partir dos alimentos ingeridos e o fígado converte a glicose em gordura. A resistência à insulina causa ganho de peso e dependência de açúcar.
Como equilibrar a insulina para a perda de peso
Pequenos gestos podem facilmente ajudar a reequilibrar os níveis de insulina. Começar o dia com 1 copo de água com duas colheres de sopa de vinagre de maçã ou limão, é algo que podes introduzir na tua rotina matinal. Outras maneiras de equilibrar naturalmente os níveis de insulina incluem reduzir a quantidade de frutose (reduzir o número de peças de fruta por dia), escolheres hidratos de carbono de baixo índice glicémico (feijão vermelho, quinoa, grão de bico e outros vegetais sem amido), eliminares todo o tipo de açúcares adicionados (tudo o que vem embalado em plástico geralmente tem açucares adicionados utilizados como conservantes) e aumentar a prática de exercício físico.
Kommentare